top of page

Eficiência Energética

A aplicação da eficientização energética em diversos setores de nossa sociedade é uma prática que deve ser considerada essencial nos dias atuais. Na diversas áreas, e, em especial, na industrial, a eficientização energética pode trazer significativa redução de custos, bem como aumento no rendimento energético de equipamentos e instalações, com a conseqüente melhoria da qualidade dos produtos fabricados.

Por que melhorar o rendimento energético das instalações elétricas? Porque os rendimentos energéticos das instalações elétricas proporcionam as seguintes vantagens:

Para sua Indústria:
• Melhora do aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos, com consequente melhoria na qualidade do produto;
• Redução do consumo energético e consequente aumento da produtividade, sem afetar a segurança;
• Redução das despesas com eletricidade
Para a Sociedade em Geral:
• Redução dos investimentos para a construção de usinas e redes elétricas e consequente redução dos custos da eletricidade;
• Redução dos preços de produtos e serviços;
• Maior garantia de fornecimento de energia elétrica e de atendimento a novos consumidores no futuro.

fonte:COPEL

Acompanhamento e Análise do Consumo

O acompanhamento do consumo de eletricidade tem como objetivos principais: conhecer em detalhes as despesas mensais com esse insumo, verificar sua evolução ao longo do tempo e identificar ações que possam ser adotadas para minimizar os dispêndios com esse item.
Numa primeira etapa, o consumo pode ser acompanhado a partir de análise mensal das faturas apresentadas pelas concessionárias. Esses dados serão resumidos em formulário próprio, em que se possa observar, também, a sua evolução ao longo dos meses.

Estabelecimento de Índices de Consumo Específico

Para um melhor gerenciamento do consumo de energia elétrica ao longo do tempo, estabeleremos os índices que indiquem a quantidade de energia necessária para cada produto manufaturado pela empresa como,por exemplo:
• kWh por quilograma de peça tratada;
• kWh por metro de produto;
• kWh por unidade produzida;
• kWh por metro cúbico de produto;
• kWh por ave congelada;
• kWh por litro de produto.

Instalações Elétricas

Com base no diagnostico ou projeto em execução, definiremos um bom plano de operação e manutenção das instalações elétricas que represente uma  significativas economias de energia, assim como garanta boas condições para funcionamento e segurança dos equipamentos e continuidade da produção.

Correção do Fator de Potência e Controle de Demanda

O fator de potência (FP) é um índice que merece uma atenção especial. Alguns aparelhos elétricos, como os motores, em um determinado período de tempo, além de consumirem energia ativa solicitam também energia reativa necessária para criar o fluxo magnético que o seu funcionamento exige.
A demanda de potência representa um valor considerável nas despesas com energia elétrica das indústrias ligadas em tensão igual ou superior a 13,8 kV, principalmente daquelas faturadas pela estrutura horo-sazonal. Operar uma indústria com a menor demanda possível, sem prejudicar a produção, representa um dos objetivos da utilização racional de energia elétrica.

 

bottom of page